ORANDO PELO BRASIL



“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda a piedade e respeito” (1 Tm 2:1-2).

O Brasil é um país politicamente independente. Tem suas fronteiras, seu governo, sua moeda e, em suas mãos, o seu destino. Esta nação de território continental reune as mais diversas raças em um espaço privilegiado em nosso planeta, de vastos recursos naturais e grandes possibilidades. Ao mesmo tempo, não podemos viver nossas pequenas existências particulares, como se não tivéssemos responsabilidades para com nossa pátria. Ela está longe de experimentar verdadeira liberdade em diversos aspectos. Uma parcela significativa de brasileiros ainda continua cativa da ignorância, dentro de um sistema educacional precário e obsoleto. Somos reféns do medo diante da escalada da violência que transforma as ruas de nossos cidades em palcos de conflito armado, com perda de incontáveis vidas inocentes. As autoridades são aprisionadas pela ganância fazendo de sua responsabilidade política uma desculpa para enriquecimento ilícito, deixando atrás de si uma população desiludida e sem esperança. Nosso país não é espiritualmente livre, pois massifica o ocultismo e marginaliza a fé cristã. Muitas igrejas de nosso país estão subjugadas por líderes inescrupulosos que fazem do púlpito uma máquina de fazer dinheiro, às custas da ingenuidade de um povo sofrido.
O que podemos fazer? Não adianta tentar mudar estruturas sem mudar o coração. A corrupção não está somente nos palácios, mas também no balcão de vendas, no escritório, na sala de aula, nas oficinas, nas igrejas. Em nosso contexto, a participação política deixa de ser uma ação responsável de cidadãos para se transformar num mercado de trocas de favores. Não se pensa no bem da comunidade, mas no bem do bolso individual. Sem arrependimento sincero, sem confissão sincera, sem mudança de atitudes, não pode haver mudanças duradouras.
Por isso, não existe nada mais importante do que orarmos pelo nosso país, pelas autoridades constituídas, pelos cidadãos brasileiros. O coração incrédulo pode dizer que não adianta orar. Mas a história revela que a oração, mais do que qualquer outra ação, transforma o rumo de nações. A Inglaterra estava à beira de uma violenta revolução, quando pessoas começaram a orar e Deus enviou um avivamento espiritual que restaurou uma nação e ergueu um império. Os Estados Unidos estavam abandonando sua herança cristã, capitulando diante das tentações da modernidade, quando Deus visitou aquela nação com um despertamento espiritual que fez reviver igrejas mortas e as despertou para mandar missionários para o mundo todo. A Coréia cambaleava em pobreza e opressão quando os cristãos pediram perdão por seus pecados e começaram a orar por sua nação. Ali começou um avivamento espiritual que perdurou por cem anos e milhões de vidas transformadas. Mais recentemente, as Ilhas Fiji temiam o colapso de sua sociedade, quando alguns começaram a orar e o país foi sacudido pelo poder transformador de Deus.
Não sabemos porque Deus ainda não visitou o nosso Brasil com um poderoso avivamento. Talvez ele esteja nos julgando por sermos uma igreja mundana, superficial, interesseira, conivente com o erro e a corrupção. Mas nós podemos orar, pedindo que as suas infinitas misericórdias sejam derramadas a começar em nós. A transformação não virá por políticos evangélicos no poder, em primeiro lugar, mas virá através de indivíduos que sintam o peso pela nação e se coloquem em oração diante de Deus. Devemos orar por todos os homens, especialmente pelas autoridades. Deus quer que muitos políticos no Congresso Nacional se arrependam dos seus pecados e voltem-se para ele. Deus quer que prefeitos e governadores parem de se corromper e realmente cumpram suas responsabilidades como gestores do dinheiro público. Deus quer que os líderes da nação parem de usar seu poder para promover a imoralidade em nome da tolerância, e o doutrinamento materialista em nome da educação, e o favoritismo em nome da ideologia.
Oremos pela libertação de nossa nação. Para que possamos viver vidas tranqüilas e mansas e para que o verdadeiro evangelho avance, transformando vidas para a glória de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA