QUAL É SUA FILOSOFIA DE VIDA?

Certa vez, um homem de negócios perguntou a um idoso sábio oriental: "Qual é o sentido da vida?" Em tom baixo e grave, ele respondeu: "Eu não sei, os computadores estão desligados." Nestes dias em que podemos pesquisar sobre quase tudo na internet, estamos presenciando um geração de pessoas que desistiram de pensar. Apesar disso, como são verdadeiras as palavras de Sócrates: "Uma vida não pensada não é digna de ser vivida. "
Todos nós temos uma filosofia pessoal de vida, mesmo sem que saibamos verbalizá-la. Ela revela-se em tudo o que fazemos, nas pequenas e nas grandes coisas. Se, por exemplo, eu escolho passar três horas na frente de uma televisão, passando de canal em canal sem um objetivo específico, eu estou afirmando que, para mim, o tempo não é importante. Ao mesmo tempo, estou deixando claro para as pessoas que estão ao meu redor que a vida não tem um propósito específico. Você pode até dizer: mas é só um momento de relaxamento, depois de um dia cansativo de trabalho. Três horas de relaxamento para oito horas de trabalho? Que proporção estranha! “Mas eu estou adquirindo informação e cultura, além de me divertir um pouco, porque ninguém é de ferro”. A quem queremos enganar?
Para muitos a filosofia de vida é simples: ganhar dinheiro para viver bem. Essa filosofia determina o curso que você resolve fazer na faculdade, o tipo de profissão que você quer exercer e todas as outras escolhas. Depois de estabilizado financeiramente, você quer desfrutar de suas conquistas: comprar casa, carro, granja, além de fazer viagens, comer boa comida, vivendo a boa vida. Mas o próprio Jesus declarou que “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui.” Mais do que isso, Jesus pergunta: “de que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Com essas palavras, a vida toma um novo foco. Se a eternidade existe, tudo o mais é afetado. 
Qual é a sua filosofia de vida? Que valores determinam suas escolhas? Que prioridades definem o uso do seu tempo, dinheiro, dons e habilidades? Você se deixa levar pela vida, ou tem a convicção de que existe um propósito para sua vida? Paulo, o apóstolo, declarou inequivocamente sua filosofia de vida: "Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro." A vida dele foi uma explicação de sua filosofia. Por que ele escolheu percorrer todo o mundo mediterrâneo, pregando o evangelho e plantando igrejas, mesmo sob circunstâncias extremas? Por que ele avançou, mesmo sabendo que enfrentaria perseguição, tortura e finalmente a morte? Porque para ele o sentido da vida era Cristo. Porque para ele morrer era estar com Cristo, o que seria incomparavelmente melhor. Porque para ele nada poderia dar mais significado a vida do que viver para Cristo. 
Não podemos nos dar ao luxo de existir como um barco à deriva, ao sabor das ondas e correntes da circunstâncias. Deus nos dotou de conhecimentos, experiências, habilidades e recursos que não podem ser desperdiçados.  Só há uma vida para ser vivida. Não há outras chances. Então, esta vida tem que dar certo, esta vida tem que valer a pena, esta vida tem que fazer a diferença. Nesse sentido, cada dia é especial, cada conversa é singular, cada decisão é significativa. Como disse o teólogo e filósofo R. C. Sproul, "o agora conta para sempre". 
Então, qual é a sua filosofia de vida? Se você pudesse escrevê-la em duas linhas, quais seriam as palavras? Escreva, leia e releia até que você possa dizer: "Para mim o viver é..." Isso fará uma grande diferença!

Jorge Issao Noda. 

Se você deseja aprofundar esse assunto, faça o nosso curso online "Plano de Vida". 
Veja mais informações acesse o site: www.ilest.org

Comentários

  1. Olá Pr. Jorge Noda

    Linda reflexão, realmente o nosso sentido da vida precisa está firmado em Cristo Jesus. Que o Senhor abençoe ricamente sua vida. Um forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA