INFLUENCIADOS OU INFLUENCIANDO?


Nem sempre estamos acostumados a fazer uma análise mais abrangente do meio em que vivemos e o seu impacto sobre nossas vidas. Pensamos que, se não temos controle sobre as mudanças drásticas da política ou cultura, nada podemos fazer senão tentar remediar os danos inevitáveis de se viver num mundo à deriva. Ao mesmo tempo, muitas decisões não seriam tomadas se estivéssemos mais conscientes das macro-mudanças que ocorrem no país e no mundo. Infelizmente, não atingimos nosso potencial máximo no plano de Deus por não conseguirmos perceber para onde o mundo caminha, quais são as principais tendências que estão movendo a cultura, a economia  e a política. Se você deseja exercer uma influência significativa em sua época, procure compreender melhor o seu contexto.
Ninguém imaginava, por exemplo, que as redes sociais exerceriam tamanho impacto no rumo de nações. Hoje é praticamente impossível pensar em influenciar pessoas sem o uso das redes sociais. Atualmente fala-se muito em educação à distância, especialmente com o uso da internet. Você sabe quem foi o primeiro educador à distância, de acordo com os pesquisadores da área? O apóstolo Paulo. Numa época em que cartas eram usadas para contatos pessoais, negócios e atividades militares, Paulo começou a usar essa tecnologia a partir de uma prisão para evangelizar, discipular, treinar e supervisionar pessoas vivendo a centenas de quilômetros distantes dele. Como você hoje pode alcançar o seu máximo potencial no plano de Deus? Precisamos ser como os filhos de Issacar, que eram “conhecedores dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer” (1 Cr 12:32).
Talvez tenhamos o receio de, no intuito de compreender a cultura que nos rodeia, sermos contaminados com seus valores alienados de Deus. O fato é que não podemos evitar esse contato. Mesmo comunidades que se dizem espirituais  estão sendo profundamente influenciadas pela cultura materialista e egocêntrica que prevalece em nossa época. Aqueles que afirmam estar lutando contra a cultura podem ser os mais permeados por ela, sem se aperceberem disso.
Se quisermos nos comunicar com esta geração, precisamos conhecê-la e compreendê-la com todas as suas mazelas. Se desejarmos revelar o poder do evangelho, isso só poderá ocorrer quando as tribos urbanas do século XXI perceberem que nos importamos com elas e estamos prontos a ouvi-las com respeito e sincero desejo de ajudar. Somente ao conhecermos com maior profundidade e sensibilidade a cultura ao nosso redor, estaremos em condições de falar de forma significativa sobre fé e eternidade para uma sociedade que fez do prazer imediato o sentido da existência.
Então, qual é o seu contexto? Como você o percebe? Até onde você consegue discernir suas influências diretas ou sutis? Em que sentido você está apto para cumprir a missão de sua vida, não no século XVI, mas no meio dos arranha-céus das grandes metrópoles do século XXI? Você está sendo influenciado ou está influenciando?

Jorge Issao Noda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA