O SENTIDO DO NATAL

O SENTIDO DO NATAL

Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10, 11).

O que o Natal significa para você? Com certeza, é uma época bonita de luzes reluzentes, troca de presentes, cartões, reencontros, confraternizações, pratos saborosos. Ao mesmo tempo, para alguns é momento de saudade daqueles que se foram ou daqueles que estão longe demais... É momento de tristeza quando o orçamento está apertado ou quando aquelas férias não podem acontecer. Mas devemos lembrar que o Natal, acima de papais noéis, duendes e renas, tem a ver com o nascimento de Cristo. Devemos insistir que esse é o verdadeiro sentido do Natal.
Nestes dias, separemos algum tempo para meditarmos sobre o maior acontecimento de todos os tempos. Foi o dia em que Maria deu à luz um filho chamado Jesus. Aquele bebê podia parecer como qualquer outro. Não nasceu no palácio dos reis, mas num lugar simples e humilde. Maria e José não eram pessoas famosas e Belém não passava de um vilarejo sem expressão. A manjedoura não era de ouro, mas de madeira tosca. O cheiro do lugar era o de um estábulo de animais. Os panos que envolviam o bebê não eram de tecidos finos e importados das regiões longínquas do oriente. Ninguém poderia saber que lá estava o prometido dos séculos, a esperança de Israel, o Rei dos reis, o Salvador do mundo.
Quando Jesus começou a exercer seu ministério terreno, cegos viram, surdos ouviram, aleijados andaram, espiritualmente cativos foram libertos e pessoas ouviram uma mensagem que aqueceu os seus corações e lhes deu nova esperança. Apesar de todo o bem que fez, ele foi perseguido por seus inimigos, rejeitado pelo povo, traído por um dos seus discípulos, julgado injustamente pelas autoridades e executado numa cruz romana, levando sobre si o castigo dos nossos pecados. Depois de três dias, toda a esperança parecia estar sepultada com aquele corpo inerte depositado numa tumba. Mas, ao terceiro dia, Jesus ressuscitou dos mortos. A morte não pode detê-lo. O Senhor da vida venceu a morte e apareceu diante dos seus discípulos, ordenando-lhes que anunciassem as boas novas de que perdidos podiam ser salvos pela fé no Salvador.
Hoje confessamos que Cristo está vivo e acessível a todos os que nele crêem. Não cremos que a fé cristã seja uma mera religião de cerimônias estranhas e uma lista de certo e errado. Ser cristão é crer em Cristo, é segui-lo, é amá-lo, é proclamá-lo, é fazer discípulos para ele. Aquele que nasceu em Belém é o mesmo que prometeu estar conosco todos os dias até o fim da história. Jesus não é como outros líderes religiosos cujos corpos se deterioraram em algum lugar. Ele é real. Apesar não podemos vê-lo com nossos olhos físicos, os olhos da fé nos permitem reconhecer a presença de Cristo conosco, como se estivéssemos andando ao seu lado nas estradas da Palestina.
A melhor maneira de comemorarmos o Natal é reafirmarmos nossa fé no Senhor Jesus, renovando nosso compromisso de lealdade com ele, nos alegrando com o seu evangelho e proclamando a mensagem da salvação. Só teremos compreendido plenamente o sentido do Natal quando o senhorio de Cristo se estender sobre nossa família, nosso trabalho, nossa vida pessoal e nosso serviço a ele. Que nestes dias de festas, possamos nos aquietar na presença de Deus e nos lembrar daquela noite singular quando anjos proclamaram aos pastores a vinda do Salvador!
Feliz Natal a todos!
Jorge Issao Noda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA