DIA DE ANO NOVO

DIA DE ANO NOVO

“Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tg 4:15).

Apesar de sabermos que o dia de Ano Novo é somente mais uma data no calendário, todos nós o revestimos de um significado mais profundo. Ele se torna um momento especial de retrospectiva, reflexão e resoluções.
Olhamos para o ano que se passou, celebrando nossas conquistas, lamentando nossos fracassos e cultivando a esperança da realização de sonhos que não se cumpriram. Não devemos olhar para o ano que passou como se nada tivesse acontecido. Na verdade, o exame do passado é o primeiro passo para uma visão realista do presente e para alvos a serem atingidos no futuro. Por isso, que possamos olhar para 2011 como uma série de experiências de aprendizado e que, munidos deste conhecimento, avancemos para os desafios que Deus coloca diante de nós.
O Ano Novo também é um momento especial de reflexão. Especialmente quando cada ano passa mais rápido que o outro, precisamos parar para pensar e refletir. Um filósofo disse que a vida não refletida não é digna de ser vivida. Você tem levado sua vida a sério? Tem dedicado cada momento de sua existência a glória de Deus? Tem feito de Cristo a razão de sua vida? Tem vivido na perspectiva da eternidade? Você tem sentido mais desejo de adorar a Deus e mais disposição em servir ao próximo? Tem ansiado por conhecer mais a Palavra de Deus e fazê-la conhecida não somente aqui mas por todo o mundo? Que, ao meditarmos nestas coisas, nosso coração se volte a Deus, com humilde reconhecimento de nossos erros e omissões e ao mesmo tempo ousada confiança na graça e misericórdia de Deus.
Finalmente, o Ano Novo é um momento de resoluções. Certamente muitos de nós ficamos meio desconfiados com as proverbiais resoluções de Ano Novo. Muitas delas não passam de boas intenções que logo se dissipam no correr do ano como obras inacabadas. Às vezes, até evitamos tomar essas resoluções. Realmente, Deus não se agrada de resoluções baseadas na presunção e auto-suficiência, como vemos no texto de Tiago. Mas elas, quando feitas na dependência de Deus, são boas e necessárias. Josué decidiu servir ao Senhor. Davi decidiu lutar contra Golias. Daniel e seus amigos decidiram não se contaminar com as iguarias do rei. Paulo decidiu pregar somente a mensagem da cruz. Tais decisões foram fundamentais para a própria história. Nada podemos fazer sem Jesus, mas com ele tudo podemos dentro da vontade de Deus. Por isso, tome decisões pela fé, crendo que o Deus de todo poder estará com você para conquistar a terra que ficou por ser conquistada, o alvo que ficou para ser atingido, o obstáculo que ficou para ser transposto.
Que olhemos para 2012 como mais um ano em que vamos experimentar as misericórdias de Deus, desfrutar de seu amor, viver na sua graça, servir na sua obra, para o louvor da sua glória.
Abençoado Ano Novo!
Jorge Issao Noda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA