RAZÕES DE ESPERANÇA



 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3:21

Jerusalém havia caído sob o poder da Babilônia. Jeremias viu com seus próprios olhos os horrores do cerco, a matança indiscriminada, e o seu povo sendo levado, escravo, para o exílio. As lágrimas do profeta se misturavam às memórias dos tempos prósperos de Sião. Agora, só restavam cinzas e escombros. Seu povo, antes feliz e bem sucedido, agora penava a vergonha da derrota e da escravidão. Mesmo, assim, o profeta disse: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” (Lm 3:21). Ele encontrou, ainda que no meio da dor, razões de esperança.
Em primeiro lugar, ele confiava nas misericórdias do Senhor (3:22-23). Estas misericórdias foram as causas do povo não ter sido de todo destruído. Estas misericórdias são as causas de hoje estarmos vivos para viver mais um dia. Por elas, temos o alimento e as vestes. Temos a certeza do perdão de Deus, a despeito de nossos muitos pecados.
Em segundo lugar, ele sabia que Deus é fiel em suas promessas (3:23). O Deus de Israel, por diversas vezes, prometeu que restauraria o seu povo e lhe devolveria a glória, caso se arrependesse. São as promessas de Deus que nos dão razões de esperança. Ele prometeu estar sempre conosco. Ele prometeu nos guiar e nos guardar. Ele prometeu terminar sua obra em nós. Ele prometeu que, um dia, seremos semelhantes a Ele. Ainda que aos nossos olhos pareça tarde, até tarde demais, a fidelidade do Senhor dura de geração em geração. A seu tempo, o que Ele prometeu, há de cumprir.
Em terceiro lugar, ele compreendeu que a sua porção era o Senhor (3:24). Na verdade, ele poderia perder até a sua liberdade, mas não a sua comunhão com Deus. Uma das mais fortes razões de esperança é que Deus é a razão de nossa existência. Nada mais precioso podemos ter do que a comunhão com Deus. Quando percebemos isso, sabemos que “nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8:39).
Em quarto lugar, ele sabia que o Senhor é bom (3:25). Deus sempre quer o melhor para cada um dos seus filhos. Mesmo quando nos disciplina, nos disciplina porque nos ama com amor de Pai. A bondade do Senhor está presente mesmo nas tribulações, porque através dela aprendemos, crescemos, temos nossa fé provada e aprovada. Deus é bom porque, no final, “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” ( Rm 8:28).
Por essas razões, vale a pena esperar por Ele. A noite muitas vezes parece longa, mas no momento certo, o sol vai raiar no horizonte. Tenha paciência. Espere pelo Senhor.
Também busque ao Senhor. “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”(Jr 29:13). Ele é bom para a alma que o busca. Não tente resolver os problemas com as suas próprias forças. Busque ao Senhor, e você descobrirá que “na fraqueza, somos fortes”, porque o Senhor é a nossa força.
Finalmente, esquadrinhe seus caminhos(3:40).  Muitas vezes somos nós mesmos que trazemos tribulações sobre nossas vidas. Oremos como o salmista: “Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração, vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23-24).  Se reconhecermos nossos erros diante de Deus, experimentaremos a promessa de que Deus “é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”(1 Jo 1:9).
Talvez você esteja sendo levado a chorar como Jeremias, desolado diante dos muros caídos de Jerusalém. Lembre-se que, mesmo assim, há razões para esperança. 

Jorge Issao Noda

Comentários

  1. Que benção este artigo, fui profundamente abençoado. Continue escrevendo Jorge, já percebi que podes nos edificar muito com seus inscritos... Deus te acrescente mais graça e conhecimento a cada dia!!!

    ResponderExcluir
  2. É um texto abençoador.. que traz esperança ao nosso coração e edifica a nossa alma.
    Obrigada Pr. Jorge! Que Deus continue nos edificando através de sua vida e palavras.

    ResponderExcluir
  3. Pastor, que Nosso DEUS continue te inspirando com mensagens tão edificantes, estava mesmo precisando um abraço do amigo e irmão Jocelito

    ResponderExcluir
  4. Quão edificante é esta mensagem! Abençoou-me ricamente! Que O Senhor continue a derramar bênçãos sem medida sobre sua vida, Pastor Jorge, para que muitas vidas sejam abençoadas ainda pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA