A DISCIPLINA DO PENSAMENTO

“Seja isto o que ocupe o vosso pensamento” (Fl 4:8)

Todos nós reconhecemos a importância da disciplina. A verdadeira liberdade não corre fora dos trilhos do domínio próprio. Escolhas impensadas e impulsivas geram frustração e arrependimento. Quando somos cuidadosos no trânsito ou procuramos administrar nossas finanças de forma responsável, estamos reconhecendo os benefícios de uma vida disciplinada. Não falamos tudo o que sentimos vontade, não comemos tudo que está diante de nós, não aceitamos todas as propostas. As escolhas corretas são frutos de pensamentos corretos. O que fazemos é resultado do que pensamos. Por isso, nada é mais importante do que a disciplina dos nossos pensamentos.
Paulo, consciente dessa realidade, finaliza sua carta aos Filipenses exortando os cristãos a ocuparem sua mente com pensamentos edificantes, a alimentarem sua consciência com a comida saudável de convicções e valores moldados pela verdade de Deus. Devemos meditar naquilo que é verdadeiro. A mentira, o engano, a falsidade, a ilusão são instrumentos do inimigo de nossas almas. A verdade liberta, a verdade edifica, a verdade transforma. Deus é verdadeiro, Jesus é a verdade, a Palavra de Deus é a verdade. Nossa reflexão deve focalizar o que respeitável. Não devemos ocupar nossa mente com frivolidades ou atitudes irreverentes, mas no que é digno de respeito. A alegria do cristão não nasce no berço do que é chulo, mas na sua comunhão com o Espírito Santo. Devemos pensar em tudo o que é puro. Nossa imaginação não deve percorrer os lugares sujos da imoralidade, da impureza, da sensualidade. Deus não leva em conta somente nossas ações, mas também nossos pensamentos. Que o meditar do nosso coração repouse naquilo que é amável. Deus não permita que nutramos no coração pensamentos de julgamento precipitado e desejo de vingança. Deus nos chama a amar a todos. Que nossa criatividade seja usada para pensar em maneiras mais eficazes de expressar o amor de Deus aos outros. Somos exortamos a pensar no que produz boa fama. Que nossos pensamentos não nos levem a produzir ações que gerem condenação e desprezo. Se for necessário que falem mal de nós, que seja por causa de nossa lealdade a Deus. Mas não deixemos que a honra de Deus e do evangelho sejam comprometidas por pensamentos que se traduzem em má fama diante das pessoas. Na verdade, Deus, que sonda nossa mente e coração, deseja encontrar em nós somente aquilo que é digno de respeito e louvor.
Diante de um padrão tão elevado, quem pode dizer que consegue disciplinar sua mente para pensar somente o que é correto? Deus sabe quando deixamos nossa imaginação vagar pelos lugares sombrios do pecado e da impureza. Deus não está alheio ao que pensamos sobre as pessoas ao nosso redor nos recessos do nosso coração. Ao mesmo tempo, Deus nos convida a buscarmos sua presença. A dedicarmos esta capacidade maravilhosa do pensamento a Ele, cultivando a mente de Cristo.
Temos diante de nós um grande incentivo. Aqueles cristãos, como Paulo, que procuraram viver à altura de suas convicções e ofereceram um exemplo do que uma mente dedicada a Deus pode realizar. Os filipenses haviam sido instruídos na verdade e receberam-na de coração. Eles ouviram o evangelho e viram esse evangelho vivido na prática. Através da história da igreja, encontramos homens e mulheres de Deus que nos legaram o testemunho de que Deus é poderoso para nos transformar. Sendo assim, não nos conformemos com pensamentos indisciplinados. Consagremos nossa mente a Cristo, não permitindo que pensamentos outros ocupem o espaço que pertence de direito ao nosso soberano Senhor. Que a palavra de Deus habite ricamente em nós produzindo a prática de ações que glorifiquem a Deus. E, assim, experimentaremos a comunhão do Deus cuja paz enche nossos corações, alem de toda a imaginação.
Jorge Issao Noda

Comentários

  1. Adorei o post! Disciplinar nossos pensamentos não é fácil, mas quando desejamos viver uma vida de adoração ao nosso Deus, tudo é possível.

    Emanuelle França
    @lelifranca

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia pensado nisso! Realmente será um bom exercício disciplinar a mente, realmente é libertador!

    ResponderExcluir
  3. Essa disciplina é fundamental no início da nossa conversão e continua sendo muitíssimo importante durante toda a nossa vida, quando nos acostumamos a ser crentes e deixamos de vigiar. Que o Senhor nos ajude a buscarmos uma mente pura que O agrada e nos livra do mal.
    Gláucia Karina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA