PRESENTES PARA O REI

PRESENTES PARA O REI

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2:11).

Todos nós gostamos de receber presentes. Jesus, ainda recém-nascido, recebeu as honras de um rei ao ser presenteado pelos sábios do oriente. Apesar de todas as lendas e tradições, pouco sabemos a respeito deles, senão que o próprio Deus os havia movido a ir numa longa viagem, guiados por uma estrela, para recepcionar o futuro rei dos judeus. Seguindo o costume dos antigos, aqueles sábios ofereceram ouro e especiarias como expressão da sua alegria e honra. Nós também, ainda que simbolicamente, podemos oferecer ao nosso Rei ouro, incenso e mirra.
O ouro é o metal mais precioso. Reis ornavam seus tronos e palácios com o mais fino ouro. Que possamos dedicar o que temos de melhor àquele que sendo rico, se fez pobre por amor a nós. Se realmente amamos ao nosso Senhor, não vamos trazer aos seus pés os restos do que usamos, nem aquilo que menos valorizamos. Pelo contrário, dediquemos nossos dons, talentos e posses, buscando em primeiro lugar os interesses do Rei.
O incenso, substância extraída de árvores aromáticas, simbolizam nossa adoração a Deus. Deus não se agrada em sacrifícios externos, mas em consagração sincera de nossas vidas em adoração. A nossa vida sobre o seu altar é recebida como aroma agradável às suas narinas. Que Deus encontre em nós verdadeiros adoradores que, tomados de alegria e admiração, se prostram diante do único que é digno de toda a honra e glória.
A mirra, também extraída de árvores aromáticas, era considerado um perfume por excelência. Sua fragrância era permanente. Ao mesmo tempo ela era usada medicinalmente, para aliviar o sofrimento, com foi no caso de Jesus, quando lhe deram vinho misturado com mirra. Que possamos oferecer ao Senhor nossa gratidão por todo o sofrimento que aceitou passar por amor a nós, na cruz do Calvário. Que, como o aroma da mirra, nossas ações de graças sejam constantes, agradando o coração do nosso Rei.
Todos nós temos expectativas de receber as dádivas do Senhor Jesus, mas quantos de nós estão prontos a dar a ele estes preciosos presentes? Sigamos o exemplo dos sábios do Oriente e, com alegria, coloquemos ouro, incenso e mirra aos pés do Rei dos Reis, nosso Salvador!
Jorge Issao Noda

Comentários

  1. Excelente reflexão sobre a atitude desses três personagens esquecidos por nós, evangélicos. Que sigamos o exemplo deles.
    Lidiane e Diogo

    ResponderExcluir
  2. Pr. Jorge Noda,
    Graça e paz.

    O incenso acho considerável: todo mundo que passasse na casa de Seu José e Dona Maria, naquela época, ao sentir o cheiro, saberia que ali há adoração a Deus, que o ambiente é divino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA