Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2010

A DISCIPLINA DO PENSAMENTO

Imagem
“Seja isto o que ocupe o vosso pensamento” (Fl 4:8) Todos nós reconhecemos a importância da disciplina. A verdadeira liberdade não corre fora dos trilhos do domínio próprio. Escolhas impensadas e impulsivas geram frustração e arrependimento. Quando somos cuidadosos no trânsito ou procuramos administrar nossas finanças de forma responsável, estamos reconhecendo os benefícios de uma vida disciplinada. Não falamos tudo o que sentimos vontade, não comemos tudo que está diante de nós, não aceitamos todas as propostas. As escolhas corretas são frutos de pensamentos corretos. O que fazemos é resultado do que pensamos. Por isso, nada é mais importante do que a disciplina dos nossos pensamentos. Paulo, consciente dessa realidade, finaliza sua carta aos Filipenses exortando os cristãos a ocuparem sua mente com pensamentos edificantes, a alimentarem sua consciência com a comida saudável de convicções e valores moldados pela verdade de Deus. Devemos meditar naquilo que é verdadeiro . A mentira,

RAZÕES DE ESPERANÇA

Imagem
 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3:21 Jerusalém havia caído sob o poder da Babilônia. Jeremias viu com seus próprios olhos os horrores do cerco, a matança indiscriminada, e o seu povo sendo levado, escravo, para o exílio. As lágrimas do profeta se misturavam às memórias dos tempos prósperos de Sião. Agora, só restavam cinzas e escombros. Seu povo, antes feliz e bem sucedido, agora penava a vergonha da derrota e da escravidão. Mesmo, assim, o profeta disse: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança” (Lm 3:21). Ele encontrou, ainda que no meio da dor, razões de esperança. Em primeiro lugar, ele confiava nas misericórdias do Senhor (3:22-23). Estas misericórdias foram as causas do povo não ter sido de todo destruído. Estas misericórdias são as causas de hoje estarmos vivos para viver mais um dia. Por elas, temos o alimento e as vestes. Temos a certeza do perdão de Deus, a despeito de nossos muitos pecados. Em segundo lugar, ele sabia que Deus é fiel

O QUE É A VIDA ETERNA?

Imagem
“ E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3). Em uma revista de circulação nacional há uma reportagem sobre algumas pessoas que consomem o mínimo de alimento possível, na expectativa de prolongar a sua vida em alguns anos. Para isso, elas estão dispostas a todo o tipo de sacrifício. É compreensível esse desejo de viver mais, especialmente quando cremos que só existe esta vida para ser vivida. Outras pessoas crêem na reencarnação e vêem esta existência como uma entre outras inúmeras oportunidades. Através do esforço, elas almejam conquistar o mérito suficiente para deixar o ciclo das renascimentos e experimentar uma vida de eterna felicidade. Finalmente, muitos estão convictos que, depois da morte, não existem novas vidas para serem vividas, mas uma eternidade na presença de Deus ou em tormentos eternos. Entre estes, ainda surge a pergunta: como alguém pode ser salvo do inferno e ir para o céu? Pelo menos duas re