O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE



“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hb 9:27-28).
Ninguém se sente à vontade diante da morte. Esta realidade inevitável, por mais frequente que possa ser (a cada hora mais de 1500 pessoas morrem), continua trazendo consigo um sentimento incômodo de impotência e temor. Todos sabemos que, mais cedo ou mais tarde a nossa hora chegará. Mas, o que acontece após a morte? Para muitos, a morte é o final da linha. Não existe nada além. A consciência extingue-se, o corpo deteriora-se e não há nada mais. Para outros, a morte é apenas uma entre outras, num quase infindável ciclo de novas vidas e mortes. De acordo com a Palavra de Deus, após a morte segue-se o juízo final. A morte não é o fim da linha. Haverá um julgamento. Não há muitas mortes físicas, somente uma. Depois disso haverá um julgamento.
Por mais que desejemos afastar o pensamento, haverá um dia de prestação de contas na presença de Deus. O que fazemos ou deixamos de fazer conta para toda a eternidade. Nada, nem mesmo o menor ato ou a mais recôndita intenção serão desconsiderados naquele dia. Os livros serão abertos, os segredos serão trazidos à luz e o Juiz de toda a terra pronunciará o seu veredicto sobre aqueles que descreram dele, taparam seus ouvidos à sua palavra, evitaram até mesmo pensar na eternidade. “E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20:13-14). Sendo assim, quem pode cultivar a esperança de ser perdoado. Se Deus é justo e santo quem pode alegar inocência? Se Deus conhece até mesmo nossas motivações e leva em conta até nossas omissões, quem pode acalentar qualquer expectativa de absolvição? A condenação será inevitável. Diante da eternidade, todos os prazeres desta vida perderão seu sentido. Nossa religiosidade, nossas boas intenções, nossas tentativas de fazer o que é certo, nada disso nos servirá naquele dia.

Mas Cristo veio para tirar o pecado de muitos. Ele entregou a sua vida como pagamento de resgate. Ele foi enviado pelo Pai como Salvador do mundo. É Ele quem tira os pecados do mundo, é ele quem, como sacrifício puro e Cordeiro imaculado, foi oferecido diante de Deus como nosso substituto. Aquilo que não podíamos fazer, Cristo fez em nosso lugar. Para aqueles que creem em Cristo, o que vem depois da morte é a alegria da presença de Deus. Hoje mesmo, você pode se arrepender dos seus pecados e entregar sua vida a Cristo. Jesus disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA