Postagens

Mostrando postagens de 2012

PROSSEGUINDO PARA O ALVO

Imagem
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição... mas prossigo para o alvo” (Fl 3:12,14). É inevitável chegarmos ao final de mais um ano sem tentar fazer um balanço geral. Quando estamos no meio do ano até pensamos que muitos objetivos podem ser atingidos até o Natal ou Ano Novo. Mas a esta altura realmente nos resta fazer uma avaliação dos doze meses que Deus nos deu. O que ganhamos? O que perdemos? Em que erramos? O que aprendemos? O que ficou incompleto? Em que devemos melhorar? O que devemos realmente mudar? O apóstolo Paulo, em sua carta aos filipenses, nos apresenta alguns princípios extremamente úteis para ajudarnos numa avaliação pessoal. Em primeiro lugar, ele ensina que devemos procurar o lado positivo de todas as coisas. Ele estava preso, privado de realizar a sua missão e sob a ameaça de uma execução. Em tais circunstâncias, o que ele podia ver de positivo? Ele estava preso, mas viu nisso uma oportunidade de pregar o evangelho aos soldados que
Imagem
O SENTIDO DO NATAL “ Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10, 11). O que o Natal significa para você? Com certeza, é uma época bonita de luzes reluzentes, troca de presentes, cartões, reencontros, confraternizações, pratos saborosos. Ao mesmo tempo, para alguns é momento de saudade daqueles que se foram ou daqueles que estão longe demais... É momento de tristeza quando o orçamento está apertado ou quando aquelas férias não podem acontecer. Mas devemos lembrar que o Natal, acima de papais noéis, duendes e renas, tem a ver com o nascimento de Cristo. Devemos insistir que esse é o verdadeiro sentido do Natal. Nestes dias, separemos algum tempo para meditarmos sobre o maior acontecimento de todos os tempos. Foi o dia em que Maria deu à luz um filho chamado Jesus. Aquele bebê podia parecer como qualquer outro. Não nasceu no palácio dos reis

VOCÊ ESTÁ NA FÉ?

Imagem
“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos” (2 Co 13:5). Nada é mais penoso ou difícil do que um sincero auto-exame. Todos tendemos a cultivar uma auto-imagem positiva e resistimos em reconhecer nossa verdadeira situação. Ao mesmo tempo, nada é mais necessário. Quando somos examinados pelos outros, estamos prontos a dizer que sua avaliação é incorreta ou injusta. Mas realmente corremos o risco de pensar que somos verdadeiros cristãos sem que haja evidências seguras dessa realidade. Naquele grande dia do julgamento, muitos se surpreenderão quando Jesus lhes disser: “Não vos conheço”. Só restará um veredito imutável, uma sentença eterna, um desespero diante do banimento definitivo da presença de Deus. “Estar na fé” é estar em Cristo, é confiar nele somente para a salvação, é demonstrar sinais visíveis de uma natureza transformada, é afirmar uma fé inabalável nas verdades do evangelho. “Estar na fé” só é possível para aqueles que abriram mão

TEMPO DE BUSCAR AO SENHOR

Imagem
“... é tempo de buscar ao SENHOR, até que ele venha e chova justiça sobre vós” (Os 10:12). O povo de Deus havia se distanciado do Senhor quando o profeta Oséias escreveu estas palavras. Esquecendo-se de tudo o que Deus havia feito por eles, os descendentes de Abraão estavam entregues à idolatria, corrupção e maldade. O juízo de Deus era iminente e os profetas erguiam suas vozes chamando o povo de Deus ao arrependimento. Ainda havia esperança, mas ele devia buscar ao Senhor. Hoje também vivemos tempos de apostasia. Apesar do crescimento do número de igrejas, ouvimos cada vez menos a mensagem do evangelho. Multidões dizem crer em Cristo, mas vivem comprometidas com valores materialistas e egoístas. Mesmo aqueles que dizem manter-se fiéis à sã doutrina, permanecem apáticos e indiferentes a preciosas vidas que caminham no escuro, sem qualquer direção. É tempo de buscar ao SENHOR. Não é tempo para corrermos atrás de sonhos mesquinhos. É tempo de buscar ao SENHOR. Não é tempo

A CHAVE DO CRESCIMENTO

Imagem
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância...” (Jo 10:10). Qual é a chave do crescimento de uma igreja? Finanças saudáveis? Prédios confortáveis? Bons programas? Departamentos bem organizados? Cultos animados? Eventos? Inovações metodológicas? Tudo isso tem o seu lugar, mas é preciso lembrar que nada disso garante o crescimento de uma igreja. Por natureza, igreja é o povo de Deus, formado por aqueles que Deus separou para si através da salvação em Cristo. Ela não se edifica como outras instituições humanas. Podemos ter tudo, mas devemos lembrar que a chave para o crescimento de uma igreja é a vida dos seus membros. Cometemos um grave erro quando nos envolvemos num acelerado ativismo e negligenciamos os elementos básicos de uma vida espiritual: comunhão com Deus através da oração, meditação na sua palavra, comunhão com os irmãos, exercício de nossos dons espirituais, participação nas ordenanças, adoração espiritual. De que vale todo movimento, todas as atividades

VÃ ADORAÇÃO

Imagem
"Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens" (Mc 7:6,7). Poucas coisas causam maior indignação a Jesus do que a religiosidade. O Mestre não bateu de frente com os marginalizados, as prostitutas, os cobradores de impostos de sua época, mas foi extremamente contundente com os líderes religiosos. Na verdade, o Senhor percebeu no sistema religioso a presença do próprio mal, pois quem devia aproximar as pessoas de Deus as afastava com um ritualismo vazio, uma hipocrisia evidente e mercantilismo religioso vergonhoso. Hoje em dia não é diferente. Nem tudo que é religioso é de fato espiritual. Pelo contrário, em nome da fé, absurdos têm sido cometidos. Jesus quer encontrar em nós esse mesmo sentimento de indignação e tristeza com a vã adoração. Jesus quer encontrar em nós verdadeiros adoradadores, aquelesm que adoram com a vida.

ELE É O MESMO

Imagem
"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre" (Hb 13:8).  "Os tempos são outros". Esta frase, tão comum, tem sido usada para justificar a incredulidade e o relativismo moral. Já não oramos como os avivalistas do passado,  já não nos comprometemos como os missionários de ontem, já não lutamos pela verdade do evangelho como os apologistas dos primeiros séculos da era cristã. Os tempos são outros, mas Jesus é o mesmo. Ele não mudou seu poder, sua autoridade e sua verdade. Até o fim, somos chamados a crer em suas promessas, a nos submeter ao seu senhorio e a proclamar o seu evangelho quando tantos outros pregam outros evangelhos. A mesma mensagem que transformou multidões através da história é a mesma que fará isso hoje, porque ela é respaldada por aquele que está sentado no trono e que governa tudo de acordo com sua vontade. Jesus é o mesmo!

ESFERAS DE LIDERANÇA

Imagem
"As questões difíceis levavam a Moisés; as mais simples, porém, eles mesmos resolviam" (Êx 18:26). Já faz muito tempo que Deus deu, através de Jetro, a solução para a sobrecarga de líderes. Mesmo assim, muitos ainda insistem em não aplicar esse princípio, impondo sobre líderes expecativas que jamais serão cumpridas e sofrimentos que poderiam ser evitados. Deus tem, no meio do povo, pessoas sábias e capazes para liderar em diversas esferas. Quando cada um encontra o seu lugar no corpo de Cristo, todos crescem e são abençoados. Qual é a sua função? Em que Deus tem capacitado você a realizar com excelência. Que dons Deus tem lhe dado? Então não seja negligente para com o chamado de Deus. Ocupe o seu lugar dentro do plano de Deus, muitos serão abençoados e você experimentará a alegria de ser instrumento nas mãos do Senhor! 

DEZ RAZÕES PARA NÃO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL

Imagem
Podemos definir o planejamento estratégico pessoal como um esforço consciente de antecipar o futuro, através de uma análise cuidadosa de quem somos,qual é o nosso potencial, qual é o nosso ambiente, e como podemos viver a vida de forma plena para que, assim, deixemos um legado benéfico e duradouro sobre nossa geração. Mesmo assim, muitas pessoas não acreditam que esse planejamento seja importante.  Veja quais são os argumentos mais usados: 1.  Eu já tenho um plano. Muitas vezes esse plano baseia-se em alguns objetivos maiores como fazer um curso, arrumar um novo emprego, buscar uma promoção ou comprar um carro novo. Tudo isso é importante e necessário. Mas você já pensou na possibilidade que a vida é maior do que isso? Que Deus tem um plano específico para cada um de nós? Que podemos exercer uma influência maior e mais benéfica para as pessoas que estão ao nosso redor, alinhando melhor nossas habilidades, dons, tempo, energia e recursos?    2.  Ainda não é a hora Ta

CAMINHO ILUMINADO

Imagem
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, luz para o meu caminho" (Sl 119:105) Às vezes, temos a sensação em nossa caminhada que estamos ingressando em um vale escuro ou uma floresta densa, onde não entra a luz do sol. Nã o sabemos qual o caminho a seguir e ficamos como medo do próximo passo, pois não podemos saber os perigos que nos esperam logo adiante. Este receio pode nos paralisar, nos impedindo de prosseguir. Diante de difíceis decisões, a palavra de Deus é a luz para o nosso caminho. Aquele para quem a noite é dia claro, cujos olhos podem penetrar na mais densa escuridão, prometeu nos dirigir através das palavras que revelou para nós, através dos escritos dos profetas e apóstolos. Leia e medite na Palavra de Deus. Apegue-se a ela como seu farol no meio da tempestade e você terá a direção de Deus, atravessando por entre rochedos, até chegar ao porto seguro.

CURSO: AUTOCONHECIMENTO COM ANÁLISE DE PERFIL PESSOAL

Imagem
Nos dias 16,23, 30 de maio e 6 de junho, das 19h00 às 22h00, estaremos ministrando um curso chamado "Auto-conhecimento com análise de perfil pessoal", na Igreja Presbiteriana de Tambaú, João Pessoa - PB. Você terá a oportunidade, através de testes e conversas, avaliar qual é o seu perfil de personalidade, de inteligências, de talentos, de habilidades e de dons espirituais. Também chamada de inteligência intrapessoal, esta capacidade de fazermos uma auto-análise nos permite saber quem somos, onde estamos e aonde queremos chegar, dentro da vontade de Deus. Esse tipo de conhecimento influencia diretamente nossos relacionamentos, nossa vida profissional, nosso crescimento acadêmico e nosso serviço a Deus. Temos vagas bastante limitadas, mas se você deseja fazer este curso ou quer mais informações, entre em contato conosco pelo facebook, através de uma DM (mensagem direta) ou twitter: @jorgenoda

O PODER DO AUTOCONHECIMENTO

Imagem
"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu" (Rm 12:3).  Atualmente, o conceito do autoconhecimento tem sido explorado numa perspectiva da auto-suficiência humana e até mesmo de sua suposta divindade interior. Livros e palestras de auto-ajuda têm enfatizado a importância de cultivarmos uma auto-imagem positiva de nós mesmos, não permitindo que pensamentos auto-limitadores cerceiem nossos sonhos pessoais.  O autoconhecimento, na perspectiva bíblica, é diferente. Precisamos ter uma visão realista de quem nós somos. Nem para mais, nem para menos, mas uma exata percepção da nossa identidade e nossa condição. O conceito que temos de nós mesmos define nossos valores, atitudes, comportamentos, prioridades e escolhas. Quando pensamos ser mais do que realmente somos, caminhamos numa estrada i