QUANDO DEUS DIZ NÃO



“A minha graça te basta” (2 Co 12:9).

Há momentos em que Deus diz não. Não adianta insistir. Não adianta argumentar. Não adianta reclamar. Há momentos em que Deus diz não. Essa foi a experiência do apóstolo Paulo que, por causa da grandeza das revelações espirituais que recebeu e da tentação da vaidade espiritual, teve que suportar um espinho na carne. Não sabemos se era enfermidade, ataques do diabo ou oposição de perseguidores, mas sabemos que era algo quase insuportável e Paulo pediu ao Senhor insistentemente que esse espinho fosse removido. Deus disse não. Por que, às vezes, Deus se recusa a atender nossos pedidos? Primeiro, para que possamos reconhecer nossa fragilidade diante das circunstâncias da vida. Ser cristão não significa estar imune às enfermidades, provações, necessidades, injúrias, incompreensões que ocorrem em nossas vidas. Ás vezes elas são necessárias para que possamos reconhecer nossa incapacidade de enfrentar tais coisas por nós mesmos. Um dos maiores impedimentos ao crescimento espiritual é a auto-suficiência. Por isso, Deus não responde certas orações: para que confessemos nossa fragilidade. Em segundo lugar, Deus diz não para que possamos experimentar bênçãos maiores e melhores do que as que pedimos. Seria mais confortável se Deus simplesmente removesse o espinho na carne. O alívio seria imediato. Mas isso nos impediria de experimentar o poder sobrenatural de Cristo que nos capacita a viver com alegria mesmo no meio das tribulações. Experimentar a graça e o poder de Jesus é melhor do que parar de sofrer. Em terceiro lugar, Deus diz não para que possamos demonstra-lhe que nosso amor não é interesseiro. Quando amamos a Deus, sabemos que mesmo um não dele é para nosso bem e para sua glória. Não ficamos tentando interpretar a razão porque Deus diz não. Simplesmente confiamos que as razões de Deus são sempre melhores que as nossas, e que essas razões nascem do coração do nosso Pai que nos ama com amor eterno. Não sei qual a luta que você passa neste momento. Talvez você esteja insistindo com Deus para remover um problema, uma dificuldade, um sofrimento. Muitas vezes, Deus faz exatamente o que pedimos. Mas, às vezes, o amor de Deus é demonstrado por um não que na verdade é um sim para bênçãos mais profundas do que aquelas que estamos pedindo.

Jorge Issao Noda

Comentários

  1. Olá Pr. Jorge Noda...

    Que bom saber que você tem um blog!! Que bom saber que posso chegar aqui e encontrar textos que me edificam. No meio de tantas baboseiras na net, temos que buscar o ouro de palavras como as suas.

    Vou voltar outras vezes.

    Que Deus lhe use sempre!!

    Aline (www.alinealencar.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PALESTRA INTERATIVA

CURSO: O ESTUDO DA TEOLOGIA