Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2010

ENFRENTANDO A DEPRESSÃO

Imagem
“Por que está abatida, ó minha alma?” (Sl 42:5) Poucas coisas podem ser mais tristes do que um cristão deprimido. É possível até aceitar com mais facilidade que uma pessoa sem o conhecimento de Deus esteja dominada pela tristeza, desesperança e desânimo. Sem Deus não há sentido na vida e não há esperança para o futuro. Mas quando alguém redimido pelo sangue de Cristo, adotado como filho de Deus, selado pelo Espírito Santo, começa a se sentir deprimido, então isso é realmente algo muito triste. Mesmo assim, a depressão em cristãos é muito comum. Muitas vezes ela é provocada por perdas irreparáveis, decepções emocionais, enfermidades crônicas, colapso financeiro, incapacidade de resolver problemas e, muitas vezes, pecados não confessados. A depressão pode muito bem ser descrita com um buraco profundo de onde a pessoa não consegue sair. Mas, graças a Deus, o filho de Deus não precisa ficar lá. Para enfrentarmos a depressão é preciso, em primeiro lugar, ser honestos para conosco mesmos. D

CALCULANDO O CUSTO

Imagem
“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” (Lucas 14:28). Seguir a Jesus nunca foi algo fácil e confortável. Ser verdadeiro discípulo de Cristo inevitavelmente significará pagar um preço muito alto na forma de sacrifício, renúncia e até sofrimento. Por isso, Jesus exortou seus discípulos a calcularem o custo, antes de assumirem qualquer compromisso. O Senhor Jesus nunca encorajou a fé fácil. Multidões seguiam ao Mestre por causa dos milagres que ele operava ou por causa das vantagens que porventura ele pudesse oferecer se assumisse o reino em Israel. Ainda hoje, é grande o número de pessoas que professam seguir a Jesus motivados puramente pelos interesses pessoais e materiais que dele possam auferir (Jo 6:26) . Essa fé fácil é a característica das multidões, mas não produz verdadeiros discípulos de Jesus. Jesus estava bem consciente da futilidade de uma decisão precipitada por par

QUANDO DEUS DIZ NÃO

Imagem
“A minha graça te basta” (2 Co 12:9). Há momentos em que Deus diz não. Não adianta insistir. Não adianta argumentar. Não adianta reclamar. Há momentos em que Deus diz não. Essa foi a experiência do apóstolo Paulo que, por causa da grandeza das revelações espirituais que recebeu e da tentação da vaidade espiritual, teve que suportar um espinho na carne. Não sabemos se era enfermidade, ataques do diabo ou oposição de perseguidores, mas sabemos que era algo quase insuportável e Paulo pediu ao Senhor insistentemente que esse espinho fosse removido. Deus disse não. Por que, às vezes, Deus se recusa a atender nossos pedidos? Primeiro, para que possamos reconhecer nossa fragilidade diante das circunstâncias da vida. Ser cristão não significa estar imune às enfermidades, provações, necessidades, injúrias, incompreensões que ocorrem em nossas vidas. Ás vezes elas são necessárias para que possamos reconhecer nossa incapacidade de enfrentar tais coisas por nós mesmos. Um dos ma

APRENDENDO NO DESERTO

Imagem
“ Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto” (Dt 8:2; leia 8:1-8). Por que Deus permite a tribulação? Muitos hoje defendem a tese de que as tribulações vêm do diabo e que a vontade de Deus é uma vida sem problemas. A mensagem passada é que o Senhor não quer o sofrimento dos seus filhos e uma vida de plena comunhão com Deus é aquela imune às lutas comuns de todos os seres humanos. Mas a própria Palavra de Deus nos afirma que, muitas vezes, o próprio Deus nos manda para o deserto. E, para que não tenhamos dúvidas sobre isso, lembremos que nem mesmo o Filho de Deus estave isento da provação. O Espírito Santo o conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo. No deserto, Deus nos humilha. Ele sabe que o maior inimigo de nós mesmos é o ego: o orgulho, a vaidade, a soberba, a prepotência, a auto-suficiência. Deus quer nos livrar da justiça própria que recusa-se a reconhecer os seus próprios pecados. Deus quer nos livrar da hipocrisia que esta